VOCE ESTÁ NA FRENTE DE UM ARAÇÁ VERMELHO
(Psidium cattleianum)
Mata Atlântica
Estado de conservação: FORA DE RISCO
Uma das espécies mais importantes de araçá é a P. cattleianum, originária do Sul do Brasil. É uma espécie de arbusto ou arvoreta que pode atingir uma altura de até seis metros. Apresenta tronco tortuoso, possui casca fina e as folhas são simples, sem pelos, com uma textura que lembra couro (coriácea) e com coloração verde. As flores são brancas.
O araçá é um fruto que pode ser consumido in natura ou pode ser utilizado na fabricação de outros produtos, como polpas, sorvetes, licores, geleias, sucos e doces, sendo esses últimos conhecidos popularmente como araçazada.
Por não haver um plantio ordenado de araçazeiros,
poucos frutos estão disponíveis para a produção desses produtos em larga escala. É por isso que produtos derivados do araçá são frequentemente produzidos de maneira artesanal e mais conhecidos pelas populações que vivem nas áreas onde essas plantas se desenvolvem.
Não podemos nos esquecer também de que a planta é utilizada na ornamentação e na recuperação de áreas degradadas. O araçazeiro possui óleos essenciais, que são utilizados na indústria de aromas, e compostos que permitem que a planta seja usada pela medicina popular e pela indústria farmacêutica.
Estudos demonstram que o consumo de araçá está relacionado com a redução dos níveis de colesterol total, LDL e gordura no fígado.
A araçá-vermelho ocorre principalmente em ambientes de floresta tropical pluvial a uma altitude de até 1300 metros, mas é encontrado principalmente abaixo de 800 metros.Sua distribuição nativa é restrita ao Brasil, onde ocorre nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Espírito Santo, mas se estabeleceu em muitas outras áreas tropicais de características semelhantes.