top of page

VOCE ESTÁ NA FRENTE DE UM Araçá Amarelo
(Psidium cattleianum)
Mata Atlânti
ca, Cerrado e Amazônia
Estado de conservação: Fora de Risco

O araçá amarelo é uma árvore nativa do Brasil, que também pode ser encontrada na Argentina, Paraguai e Uruguai. Ela pertence à família das mirtáceas e é conhecida por seus frutos amarelos e saborosos.Seu nome é um têrmo de origem tupi (ara'sa) que designa várias plantas das famílias das Mirtáceas, Melastomáceas e Rubiáceas que ocorrem em todo o BrasiL.O araçá amarelo é encontrado nos biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.

O araçá amarelo é conhecido por vários nomes populares, como araçá, araçá-do-campo, araçá-de-cheiro e araçá-do-mato. Esses nomes refletem a sua importância para a cultura brasileira, sendo um fruto popular e apreciado por muitas pessoas.

O nome "araçá" vem do tupi "ARA'SA", que designa várias plantas das famílias das Mirtáceas, Melastomáceas e Rubiáceas que ocorrem em todo o BrasiL.

O araçá amarelo é encontrado nos biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. Ele é uma árvore de pequeno porte, que pode atingir até 5 metros de altura. Suas folhas são verdes e brilhantes, e suas flores são brancas e perfumadas. Os frutos são amarelos e redondos, com polpa suculenta e sabor doce.

O araçá amarelo é uma árvore muito importante para a biodiversidade. É uma fonte de alimento e abrigo para uma grande variedade de animais, incluindo aves, mamíferos e insetos.

O araçá amarelo prefere solos férteis e úmidos, mas pode se adaptar a uma variedade de condições. Ele é uma árvore resistente e pode tolerar períodos de seca e geada.

O araçá amarelo é uma fruta muito versátil e pode ser consumida fresca, em sucos, geleias, doces e compotas.

O araçá amarelo é uma árvore importante para o meio ambiente e para a cultura brasileira. 

Araça amarelo psidium cattleyanum cattleianum mudas.jpg

Junte-se a nós nessa cruzada: o mundo precisa plantar 
1 trilhão de árvores
Vinhedo, 1 milhão.

bottom of page