VOCE ESTÁ NA FRENTE DE UM Cerejeira do Rio Grande
(Eugenia involucrata) - Mata Atlântica
Estado de conservação: fora de risco
Conhecida cientificamente como Eugenia involucrata, a Cereja do Rio Grande, é uma árvore frutífera e ornamental, parente da pitanga. O tom rubro dos frutos atrai pássaros e tinge o solo ao seu redor.
A árvore que pode chegar a 15 metros de altura se adapta bem em jardins, pomares ou paisagismo, é indispensável em reflorestamentos.A Cereja do Rio Grande é bastante popular nos quintais e pomares do sul e sudeste do Brasil. Chama atenção belas tonalidades de cinza, castanho, verde ou vermelho, das cascas. As folhas são brilhantes, aromáticas, e caem no inverno.
As flores são solitárias e brancas, com o centro contendo numerosos e longos estames de anteras amarelas. Os frutos deliciosos surgem na primavera, com casca fina e de cor vermelha a negra quando maduros, contendo polpa carnosa e suculenta muito apropriada para o consumo in natura ou na forma de compotas, geleias, sorvetes, vinhos e licores.
A Cereja do Rio Grande pode ser cultivada em todo o Brasil. É muito versátil: de fácil cultivo, rápido crescimento, resistente a baixas temperaturas (até – 3º), aprecia diversos tipos de solo e tolera pleno sol. sua distribuição se dá também na Argentina, Uruguai e no Paraguai.