VOCE ESTÁ NA FRENTE DE UM Ipê Roxo
(Handroanthus impetiginosus) - Mata Atlântica
Estado de conservação: Fora de risco
5 nomes populares do ipê-roxo
O ipê-roxo, também conhecido como pau-d'arco, é uma árvore linda e importante para o Brasil. Aqui vão alguns dos seus nomes populares:
-
Ipê
-
Ipê-roxo
-
Ipê-roxo-da-mata
-
Ipê-una
-
Taheebo
Etimologia do nome popular
O nome "ipê" vem do tupi-guarani e significa "árvore cascuda". Isso se deve à casca da árvore, que é espessa e áspera. O nome "pau-d'arco" também vem do tupi-guarani e significa "árvore do arco". Isso se deve ao uso da madeira do ipê-roxo para a fabricação de arcos e flechas pelos índios brasileiros.
Biomas e países onde é encontrada
O ipê-roxo é encontrado em todos os biomas brasileiros, exceto na tundra. Também é encontrado em outros países da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Bolívia.
Estado de conservação
De acordo com a Lista Vermelha da Flora do Brasil, o ipê-roxo está classificado como "LC - Pouco Preocupante". Isso significa que a espécie não está ameaçada de extinção, mas pode se tornar ameaçada no futuro se não forem tomadas medidas para protegê-la.
Pioneira ou secundária?
O ipê-roxo é uma espécie secundária tardia. Isso significa que ela se desenvolve melhor em ambientes florestais já estabelecidos, onde há uma cobertura de árvores mais densa.
Grupo funcional no reflorestamento
O ipê-roxo é uma espécie de diversidade quando usada para reflorestamento. Isso significa que ela é uma espécie nativa que contribui para a restauração da biodiversidade local.
Dispersão de sementes
A dispersão de sementes do ipê-roxo é anemocórica, ou seja, as sementes são dispersas pelo vento. Os frutos do ipê-roxo são do tipo cápsula, que se abrem quando maduros, liberando as sementes.
Função do plantio, condições ideais e curiosidades
O ipê-roxo é uma árvore importante para a restauração de florestas nativas. Ele é uma espécie de crescimento rápido e tolerante a pragas e doenças. É uma árvore versátil, que pode ser cultivada em diferentes tipos de ambientes.
Algumas curiosidades sobre o ipê-roxo:
-
As flores do ipê-roxo são uma fonte importante de alimento para insetos, como abelhas, borboletas e beija-flores.
-
A madeira do ipê-roxo é muito resistente e durável, e é usada na construção civil, na fabricação de móveis e instrumentos musicais.
-
A casca do ipê-roxo tem propriedades medicinais, e é usada no tratamento de doenças como amigdalite, estomatite, infecções renais e varizes.
Chamada para a ação
O coletivo de plantio Refloresta Vinhedo está plantando ipês-roxos na Mata Atlântica de Vinhedo. A ONU declarou a década de 2021-2030 como a Década da Restauração dos Ecossistemas. Essa é uma oportunidade importante para recuperarmos a Mata Atlântica e seus benefícios para a água, fauna, flora e mudanças climáticas.