top of page

VOCE ESTÁ NA FRENTE DE UM Sete Capotes
(Campomanesia guazumifolia) - Mata Atlântica
Estado de conservação: Em risco de extinção em São Paulo

 Originária da Argentina, do Paraguai e do Brasil, é conhecida como aguaricará, nome guarani que significa “fruto da árvore de tronco coberto de várias camadas de cascas”, motivo pelo qual seu nome é também sete casacas. 

 Árvore que não ultrapassa os 10m de altura, é facilmente reconhecível por suas folhas buladas, isto é, marcadas profundamente com depressões parecidas com bolhas, as quais formam copa arredondada quando em cultivo ou piramidal quando na floresta. O fruto possui superfície aveludada, verde-amarelada na maturação e de agradável sabor agridoce, consumido principalmente ao natural. Se for utilizado para o preparo de sucos ou sorvetes, deve-se ter o cuidado de separar a polpa das sementes, pois se forem trituradas deixam gosto resinoso.

 De fácil cultivo e incrível adaptação a uma série de condições climáticas e de solo, apresenta rápido crescimento.

A Campomanesia guazumifolia é  muito apropriada para plantio às margens de reservatórios de hidrelétricas, por suportar bem solos muito úmidos e atrair os pássaros que se alimentam dos frutos.

O sete-capotes é uma importante árvore frutífera silvestre, com frutos doces e comestíveis, apreciados pelo homem e pela fauna. Na indústria de alimentos, podem ser aproveitados em doces e possivelmente na elaboração de sucos e de sorvetes.

jaracatia.jpg

Junte-se a nós nessa cruzada: o mundo precisa plantar 
1 trilhão de árvores
Vinhedo, 1 milhão.

bottom of page