top of page

HOMENAGEM A
VALDIR BARRETO
12-09-1952 /15-01-2021

EM HOMENAGEM A VALDIR BARRETO, INSPIRAÇÃO PARA TODOS NÓS DO REFLORESTA VINHEDO, PLANTAMOS UM PAU-BRASIL (PAUBRASILIA ECHINATA) EM 8 DE JUNHO DE 2024, NESTE LOCAL ONDE VOCÊ SE ENCONTRA.

QUEM FOI VALDIR BARRETO

Valdir Barreto foi por duas vezes vereador mas há anos atuava na política e na sociedade vinhedense, desempenhando diferentes tarefas voluntárias no município.Funcionário aposentado do Banco do Brasil, Valdir Barreto era formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão de Organizações da Sociedade Civil e também em Administração.Na área ambiental fez parte de importantes projetos para a região, destacando sua atuação na ONG Elo Ambiental, no Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) e no Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU).Na área de juventude, emprego e renda, Valdir Barreto atuou como presidente da Associação Vinhedense de Educação do Homem de Amanhã (AVEHA) e como integrante da Diretoria do Instituto de Apoio Social de Vinhedo, o Itacolomi.Além dessas áreas, foi coordenador, em parceria com a Pastoral da Criança, da implantação de uma cozinha-escola na Capela, com o objetivo de transmitir a metodologia da Alimentação Alternativa da Dra. Zilda Arns.

 

“Solidariedade, Justiça e Participação Cidadã”

Observador atento, exímio ouvinte. Foi essa a “primeira impressão” que tive sobre Valdir, quando o conheci durante um sarau no quintal de Aninha Dourado (in memorian), no final de 2008. Na postura de um sábio ser, ele se dispunha a aprender sobre tudo, a todo instante, não importava o interlocutor. No meu caso, uma menina de 16 anos com seu grupo de teatro que sonhava em ocupar a cidade com arte. Seus olhos se solidarizavam com os nossos sonhos de juventude.

Justo. Corrigia, discordava e orientava quando necessário, com palavras firmes, que não cortavam como faca, mas aterravam, feito pé descalço no chão, na verdade social - é necessário saber onde se pisa para trilhar os caminhos que levam as utopias. Assim, nunca se afastou de sua rede, sempre se fez presente e como mestre que não se furta de enfrentar os desafios empunhou sua voz para somar a de outros gritos por justiça. Conquistou pelo testemunho de ética e dedicação e em todos os papéis inspirou: esposo amoroso, pai dedicado, profissional de excelência, cidadão consciente, político íntegro e combativo.

“O idealismo me trouxe até aqui” - palavras ditas em seu discurso de posse em janeiro de 2013, após ser eleito vereador de Vinhedo. Valdir Barreto foi meu primeiro voto para o Legislativo Municipal, um voto igualmente idealista, como imagino que tenha sido o voto de centenas de pessoas que acreditaram em sua integridade e mensagem: sustentabilidade ambiental e um mundo de justiça para todas as pessoas! Como alcançar o paradigma que ele tanto defendeu e por isso a tantos incomodou? Na força coletiva, nos laços que formamos uns com os outros, no trabalho pelo qual somos todos responsáveis, na renovação dos espaços de poder. 


O meu mestre Valdir, que partiu leve, consciente de sua jornada, desapegado do ego, assim nos ensinou. Sua luz, materializada no legado que deixou, continua nos guiando por um caminho de consciência e esperança. Ao líder regenerativo que foi, os nossos sinceros agradecimentos.

Nayla de Souza, amiga, companheira de luta e aprendiz

ValdirBarreto-1.jpg

Junte-se a nós nessa cruzada: o mundo precisa plantar 
1 trilhão de árvores
Vinhedo, 1 milhão.

bottom of page